top of page

Vantagens de ter servidores na nuvem

Atualizado: 16 de fev. de 2023


Servidores na nuvem - Cloud servers

Aumento de produtividade e redução de gastos. Esse é o objetivo de muitas, senão todas, as organizações agora. E o avanço da tecnologia da informação é um aliado quando se trata dessas duas metas.


Durante muitos anos, o trabalho de processamento de dados numa empresa envolveu necessariamente o uso intenso de hardware e software presentes no local de trabalho. E, por isso, a adoção de infraestrutura: espaço físico adequado, salas refrigeradas e pessoal especializado disponível.


Nas empresas que utilizam servidores físicos, não é difícil acontecer imprevistos, como falhas na rede elétrica, nos nobreaks, no ar condicionado do data center, entre outros. Eles podem causar interrupções no expediente e atrapalhar a produtividade.


Para evitar todas estas situações, hoje temos o apoio do cloud computing. O uso de recursos computacionais na nuvem já não é mais uma tendência, e sim uma utilidade comprovada. Por isso, confira agora alguns benefícios de se usar servidores on-line.


Redução de custos


Os serviços cloud são oferecidos por provedores e não são gratuitos, mas nem se comparam ao custo para se manter um data center. Equipamentos de alta performance, que são caros, demandam um alto custo de manutenção e suporte.


Já utilizar servidores na nuvem é deixar de gastar dinheiro com preparo de espaço físico, de pessoal de TI, estruturas de rede e energia elétrica.


Obter um novo servidor é muito fácil por meio do cloud computing. Basta criar, personalizar e pronto. Para eliminar, é a mesma coisa. Se estivéssemos falando de equipamentos físicos, as coisas não seriam tão simples.


Escalabilidade


Os provedores de cloud computing oferecem um painel de gerenciamento onde é possível configurar o seu plano de acordo com as suas preferências. A capacidade dos servidores também pode ser personalizada. Isto se chama escalabilidade.


É uma vantagem que permite o redimensionamento dos servidores a qualquer instante, de acordo com a necessidade da organização. Adicionar ou remover ferramentas se torna uma tarefa fácil, diferente do que seria com um servidor físico, que provavelmente exigiria a paralisação das atividades.



Segurança


O fato de dados confidenciais estarem guardados na internet faz com que alguns gestores ainda sejam resistentes quanto ao uso dos servidores em nuvem. Mas isto não precisa ser uma grande preocupação. Já foram desenvolvidas diversas maneiras de preservar a integridade da informação.


A principal delas é a criptografia. É um método de segurança que traduz as informações em códigos que só podem ser interpretados pelo servidor de origem e o de destino. No percurso, os dados ficam ilegíveis.


Outra tecnologia para a segurança dos dados é o SSL. É o protocolo de transmissão segura, garantido por certificados digitais. Ele e o firewall oferecem proteção contra ciberataques.


Backup


A escalabilidade, já mencionada, proporciona o uso de espaço conforme a necessidade. Assim, não há motivos para preocupação na hora de fazer o seu backup. Fica fácil, sendo muitos ou poucos dados.


No caso do servidor de backup físico, existe a necessidade constante de observar o quanto de espaço ainda está disponível para as cópias de segurança. E caso não seja o suficiente, o pessoal de TI precisa parar as atividades, avaliar quais dados ainda são necessários, acrescentar storages e os custos aumentam.


Estas são só algumas das vantagens que levam as organizações a optarem pelos servidores na nuvem. A sua empresa também pode, mas é recomendável contar com quem tem expertise para seu investimento valer a pena. Conheça nosso site e saiba como podemos ajudar você.

Artigos por categoria

Receba nossa newsletter

Agradecemos sua inscrição!

Promoção Bitdefender
Licenças Microsoft
Simples IP VoIP
bottom of page