top of page

O que é um servidor de backup (backup server)?

Atualizado: 16 de fev. de 2023


Servidores de backup

Basicamente, um servidor de backup de arquivos é um computador de grande capacidade e que utiliza ferramentas apropriadas para gerar e armazenar cópias de segurança (backups) de informações importantes para uma empresa, como arquivos de diversos tipos e bancos de dados.


Estes equipamentos são soluções de software e hardware especiais, como por exemplo o uso de múltiplos discos de armazenamento e formas de conexão em rede, a fim de manter os dados disponíveis a qualquer momento. Eles podem ser divididos em diversos tipos, mas a função de todos eles é a mesma: garantir a segurança dos dados contra perda, destruição acidental ou mesmo furto. Continue a leitura e conheça mais sobre os backup servers.

Tipos e recursos dos servidores


Quanto à localização, existem os servidores físicos locais e os servidores em nuvem. Estes últimos são centrais de armazenamento acessadas pela internet, fazendo uso dos serviços de um provedor. Eles dispensam a presença de máquinas no local de trabalho e muitas vezes de um data center inteiro, promovendo uma redução de custos para as empresas.


Já os servidores físicos são os preferidos das empresas que consideram mais seguro manter os dados por perto, sem colocá-los em um ambiente baseado na internet. Porém, eles exigem infraestrutura adequada, como um espaço refrigerado.


Os servidores executam sistemas operacionais e softwares adequados para a função de copiar os dados. A família Windows Server, por exemplo, conta com o aplicativo Windows Server Backup, uma ferramenta nativa em que se configura uma rotina para automatizar o processo de cópia. Entretanto, existem outros softwares que têm a mesma função, como o Bacula, bastante conhecido por suas diversas funcionalidades.


Tão importante quanto computadores de backup são os storages. São sistemas de armazenamento compostos por discos de alta capacidade e diferentes formas de conexão aos outros computadores da rede.


São classificados em storages DAS (sigla em inglês storages de conexão direta) e NAS (storages de conexão em rede). Os primeiros se conectam aos computadores como se fossem uma unidade adicional, como um pendrive ou outro disco qualquer. Já os NAS são conectados à rede local e centralizam os dados. Normalmente fornecem acesso por meio de login e senha.



A importância dos backup servers


Dentro das organizações, a quantidade de informação confidencial produzida tende sempre a aumentar. Do mesmo modo, as técnicas de sequestro de dados evoluem. Além dos recursos anti-malware, uma forma de se prevenir de ciberataques é o uso do backup.


Quando possível, também é recomendado o armazenamento redundante, ou seja, com duplicidade, para garantir que estejam disponíveis quando requisitados. Se um dos componentes que guardam arquivos falhar, o outro entra em ação.


Ao decidir usar servidores para backup, as empresas, antes de adquirir, precisam conhecer as suas reais necessidades, como capacidade de processamento e armazenamento, ritmo de crescimento da base de dados, por quanto tempo precisarão guardá-los e os métodos de criação das cópias de segurança. O ideal é investir apenas depois de levantar estas informações.


Os benefícios de possuir um servidor de backup são vários. Os procedimentos de backup ficarão mais organizados, centralizados e com gerenciamento facilitado, desde que haja poucos colaboradores designados para isso.


Também traz economia de espaço de armazenamento nos computadores locais, que direcionarão arquivos para o servidor, em vez de os armazenar. As informações estarão protegidas e serão de fácil recuperação, trazendo segurança à gestão do negócio.

Comentarios


Artigos por categoria

Receba nossa newsletter

Agradecemos sua inscrição!

Promoção Bitdefender
Licenças Microsoft
Simples IP VoIP
bottom of page