Backup em nuvem, também conhecido como backup em computador em nuvem, refere-se ao backup de dados em um servidor remoto, hospedado em grandes data centers ao redor do mundo. De certo modo, ele funciona como uma forma de armazenamento na nuvem, permitindo armazenar e acessar dados de vários recursos de servidor distribuídos e conectados que compõem um ambiente na nuvem.
No nível mais básico - nível de individuo - o backup na nuvem permite que se armazene dados de seus computadores em uma configuração na nuvem, e não localmente em um disco ou unidade de rede. Esses arquivos podem ser acessados e armazenados em qualquer máquina em casa ou no trabalho, basta acessar o local de armazenamento remotamente por meio de um aplicativo de login do cliente, normalmente na forma de uma sessão do navegador da web.
Os sistemas de backup online como OneDrive, Google Drive ou Dropbox, geralmente contam com um aplicativo de software cliente para ser instalado em um computador individual. O uso desse aplicativo permite que ocorram backups agendados, embora os arquivos possam ser carregados individualmente via cliente da web.
No nível mais avançado - nível de backups para empresas - os sistemas de backup trabalham de forma diferente, pois devido a políticas e recomendações de segurança da informação, esses backups não podem ser acessados por apps ou portais por qualquer pessoa/usuário. Para empresa geralmente há um esquema de criptografia para os dados armazenados na nuvem e somente pessoas que atuam com suporte de TI ou segurança da informação tem acesso.
Leia também: Diferença entre armazenamento e backup em nuvem.
Restaurando um backup em nuvem
O principal benefício por trás de um backup na nuvem é que você pode restaurar arquivos antigos que podem ter sido perdidos em um computador.
No caso de falha de hardware ou limpeza de software em um computador pessoal, você só precisa acessar o backup na nuvem e restaurar todos os arquivos armazenados nele. Esses backups podem ser criados selecionando arquivos individualmente para armazenamento online ou você pode configurar um evento de backup agendado ou sincronização na nuvem para ocorrer.
O que isso implica é que, durante intervalos agendados, o serviço de nuvem fará backup de todos os arquivos nas pastas especificadas e os armazenará remotamente. Você pode selecionar opções para substituir backups anteriores ou criar um novo backup para garantir várias redundâncias no caso de corrupção de dados.
A sincronização em nuvem é uma solução muito popular devido simplesmente à segurança que fornece os dados dos usuários.
Para empresas é possível deixar configurado a execução de backups diários, pode-se agendar o evento para a noite toda enquanto o escritório estiver vazio. Durante o backup, o aplicativo cliente coleta, compacta, criptografa e transfere dados para os servidores do provedor de serviços.
Devido à quantidade de largura de banda que um backup diário dessa magnitude poderia exigir, a maioria dos provedores de serviços fornecerá backups incrementais apenas após um backup completo inicial. O que isso significa é que ele rastreia as alterações nos arquivos selecionados para backup e transfere os dados recém-alterados.
Melhores horários para usar o backup na nuvem
Os serviços de cloud backup atraem mais os pequenos escritórios e o uso doméstico devido à conveniência que ele oferece. Ele economiza esses indivíduos às custas do software interno e pode ser configurado para executar em modo oculto e automaticamente sem intervenção manual. As empresas menores geralmente armazenam menos informações e podem restaurar dados com mais facilidade em caso de falha em estações de trabalho ou servidores.
No nível corporativo, no entanto, grandes empresas geralmente usam serviços de backup em nuvem para arquivar apenas dados não críticos que possam levar mais tempo para ser recuperados sem ter grandes impactos na operação do negócio ou arquivos mortos (arquivos que não são mais usados constantemente, mas precisam ser mantidos para fins de auditorias ou retomadas de projetos).
As soluções de backup tradicionais como backup em fitas, por exemplo, provam ser mais confiáveis para dados críticos e requerem um tempo de recuperação muito curto em comparação ao backup na nuvem. O backup na nuvem impõe limitações físicas à quantidade de dados que podem ser movidos em um determinado momento, enquanto os backups tradicionais podem ser transmitidos a taxas muito mais rápidas.
Nos backups na nuvem, no caso de uma grande recuperação de dados, pode ser necessário que o provedor envie por meio de um dispositivo de armazenamento portátil o backup mais atual.
Provedores de serviços de backup em nuvem
Serviços como o ICMP Cloud Backup fornecem uma ampla gama de serviços por uma baixa taxa mensal. Isso inclui tudo, desde arquivamento e versão de arquivos até recursos ilimitados de armazenamento e gerenciamento de arquivos.
Conte conosco para armazenar de forma segura e eficaz os dados da sua empresa de forma que garanta a sua continuidade em caso de desastres.
Comments