Livros que devem estar na cabeceira de qualquer gestor
Não é apenas a experiência que aprimora um gestor. Além dela, o hábito da leitura de grandes autores e especialistas em gestão de negócios e pessoas pode ser responsável por gerar ainda mais habilidades e competências necessárias para o sucesso. Então, você verá neste artigo sete livros que todo bom gestor deve ler. Confira!
A Arte da Guerra, de Sun Tzu
Além do que o título sugere, o livro leva o gestor a pensar em estratégias para vencer a concorrência e outros obstáculos em busca do sucesso. O conteúdo, embora não pensado especificamente para o empreendedor, traz a ele ensinamentos praticáveis atualmente. Escrito pelo estrategista militar Sun Tzu, contém 13 capítulos, e foi escrito cerca de 500 anos antes de Cristo.
Como Fazer Amigos E Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie
Uma das importantes lições que o livro traz para os gestores é sobre como lidar com conflitos e agir de forma a manter próximos os colaboradores, contribuindo para um bom ambiente organizacional. Outra lição é sobre como obter efeitos positivos porque nos interessamos genuinamente nas pessoas.
Leia também: Planejando o Home Office da sua empresa.
Criatividade S.A., de Ed Catmull
De autoria do fundador dos estúdios de animação Pixar, dá lições sobre o comportamento de um gestor ao lidar com novas ideias. Se pudéssemos resumir o conteúdo com uma palavra, seria inovação. Ele conta a história do desenvolvimento da Pixar, incluindo nesse processo a influência de Steve Jobs, fundador da Apple.
Sete Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey
Ser proativo, saber priorizar, ter um objetivo, compreender e aliar forças: essas são algumas das mais importantes ações para um gestor. Este livro analisa como os líderes devem agir para que, mais do que obter sucesso nos seus empreendimentos, o façam com excelência.
O Gestor Eficaz, de Peter Drucker
Peter Drucker é um dos autores mais lidos na área de Gestão Empresarial. Publicado há mais de 50 anos, o Gestor Eficaz reúne dicas sobre como ser um líder que atinge de forma plena o seu objetivo. Na obra, ele afirma que priorizar, planejar, se comunicar e tomar para si responsabilidades são as melhores atitudes para a construção de um grande dirigente.
Inteligência Emocional, de Daniel Goleman
Goleman é considerado o pai da inteligência emocional. Seu livro, publicado em 1995, define-a como a capacidade de gerir as emoções pessoais e também dos nossos relacionamentos. Esse é um bom ensinamento para os gestores, para enfrentar situações no ambiente de trabalho que, se não forem bem administradas, podem provocar um clima organizacional ruim.
Quem Mexeu No Meu Queijo?, de Spencer Johnson
Como se adaptar a dificuldades e novas situações? Essa é a questão respondida nessa obra de Johnson, lançada em 1998. O livro ensina como gestores e colaboradores devem se esforçar a ser flexíveis e não se acomodarem. Este é um dos livros motivacionais mais populares e mais lidos no mundo.
Se você ainda não teve a oportunidade de ler algumas dessas obras, não perca tempo. Você pode extrair muito conhecimento útil a partir deles. Incentive os seus colaboradores a fazer o mesmo. Assim sua empresa tem muito a ganhar.