top of page

Saiba o que é e porque usar um gerenciador de senhas

Atualizado: 16 de fev. de 2023


Gerenciador de senhas

A maioria das pessoas usa senhas muito fracas e as reutiliza em diferentes sites. Como você deve usar senhas fortes e exclusivas em todos os sites que usa? A solução é um gerenciador de senhas.


Os gerenciadores de senhas armazenam suas informações de login para todos os sites que você usa e ajudam você a fazer login neles automaticamente. Eles criptografam seu banco de dados de senhas com uma senha mestra — a senha mestra é a única que você precisa lembrar.


Não reutilize senhas


A reutilização de senhas é um problema sério devido aos muitos vazamentos de senhas que ocorrem todos os anos, mesmo em grandes sites. Quando sua senha vaza, indivíduos mal-intencionados têm uma combinação de endereço de e-mail, nome de usuário e senha que podem experimentar em outros sites. Se você usar as mesmas informações de login em todos os lugares, um vazamento em um site pode dar às pessoas acesso a todas as suas contas. Se alguém obtiver acesso à sua conta de e-mail dessa maneira, poderá usar links de redefinição de senha para acessar outros sites, como seu Facebook, Instagram, ou pior, seu banco!


Para evitar que vazamentos de senha sejam tão prejudiciais, você precisa usar senhas exclusivas em cada site. Essas também devem ser senhas fortes com pelo menos 8 caracteres sendo eles letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.


Como é usar um gerenciador de senhas


Quando você usa um gerenciador de senhas e precisa fazer login em um site, primeiro você visitará esse site normalmente. Em vez de digitar sua senha no site, você digita sua senha mestra no gerenciador de senhas, que preenche automaticamente as informações de login apropriadas no site. (Se você já estiver logado no seu gerenciador de senhas, ele preencherá automaticamente os dados para você). Você não precisa pensar em qual endereço de e-mail, nome de usuário e senha você usou para o site – seu gerenciador de senhas faz o trabalho sujo para você.


Se você estiver criando uma nova conta, seu gerenciador de senhas oferecerá a geração de uma senha aleatória segura para você, para que você também não precise pensar nisso. Ele também pode ser configurado para preencher automaticamente informações como seu endereço, nome e endereço de e-mail em formulários da web.


Gerenciadores de senhas nativos de navegadores da Web


Os navegadores da Web (Chrome, Firefox, Edge e etc) têm gerenciadores de senhas integrados. O gerenciador de senhas integrado de cada navegador não pode competir com gerenciadores de senhas dedicados. Por um lado, o Chrome e o Edge, por exemplo, armazenam suas senhas em seu computador de forma não criptografada. As pessoas podem acessar os arquivos de senha em seu computador e visualizá-los, a menos que você criptografe o disco rígido do seu computador.


O Mozilla Firefox possui um recurso de “senha mestra” que permite criptografar suas senhas salvas com uma única senha “mestre”, armazenando-as em seu computador em um formato criptografado. No entanto, o gerenciador de senhas do Firefox também não é a solução ideal. A interface não ajuda a gerar senhas aleatórias e não possui vários recursos, como sincronização entre plataformas, o Firefox não pode sincronizar com dispositivos iOS, por exemplo.



Introdução a gerenciador de senhas


Um gerenciador de senhas dedicado armazenará suas senhas em um formato criptografado, ajudará você a gerar senhas aleatórias seguras, oferecerá uma interface mais poderosa e permitirá que você acesse facilmente suas senhas em todos os diferentes computadores, smartphones e tablets que você usa.


Existem dezenas de gerenciadores de senhas para usuário comum, mas para um ambiente corporativo é necessário ferramentas ainda mais completas e seguras como o Keeper ou o LastPass, ferramentas de uso corporativo de fácil utilização.


A primeira grande decisão que você precisará tomar com um gerenciador de senhas é escolher sua senha mestra. Essa senha mestra controla o acesso a todo o banco de dados do gerenciador de senhas, portanto, você deve torná-la particularmente forte - afinal, é a única senha que você precisará lembrar.


Você pode anotar a senha e armazená-la em algum lugar seguro depois de escolhê-la, apenas por precaução – por exemplo, se você for realmente sério, poderá armazenar sua senha mestra em um cofre no banco.


Você pode alterar essa senha mais tarde, mas somente se você se lembrar dela - se você perder sua senha mestra, não poderá visualizar suas senhas salvas. Isso é essencial, pois garante que ninguém mais possa visualizar seu banco de dados de senhas seguras sem a senha mestra.


Os gerenciadores de senhas também permitem que você armazene outros tipos de dados de forma segura — desde números de cartão de crédito até notas seguras. Todos os dados armazenados em um gerenciador de senhas são criptografados com sua senha mestra.


Os gerenciadores de senhas podem até ajudar contra phishing, pois preenchem as informações da conta em sites com base em seu endereço da web (URL). Se você acha que está no site do seu banco e seu gerenciador de senhas não preenche automaticamente suas informações de login, é possível que você esteja em um site de phishing com uma URL diferente, geralmente usando um domínio de typosquatting.


Precisa implementar uma solução segura de senhas e gerenciar seu ambiente corporativo? Conte com o nosso time! Fale com um consultor agora mesmo.

Artigos por categoria

Receba nossa newsletter

Agradecemos sua inscrição!

Promoção Bitdefender
Licenças Microsoft
Simples IP VoIP
bottom of page