top of page

Saiba a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS

Atualizado: 16 de fev.



Aprenda sobre as camadas que suportam a Cloud Computing e como elas funcionam juntas.

A computação em nuvem permite que você acesse um conjunto de recursos, soluções e aplicativos armazenados em um servidor on-line. Por meio de uma conexão com a Internet, você pode criar, editar e compartilhar arquivos, gerenciar serviços, infraestrutura e capacidade de armazenamento, o que facilita os processos de trabalho e aumenta a produtividade no ambiente corporativo. Algumas estruturas são essenciais para que a Cloud Computing funcione corretamente. Em seguida, temos as três camadas principais desta tecnologia:

IaaS (Infrastructure as a Service - Infraestrutura como serviço)

IaaS é a camada básica e estrutural necessária para o funcionamento da Cloud Computing. Representa toda a parte física, como servidores, data centers, hardware e equipamentos de energia e refrigeração, o que permite o armazenamento e a transmissão de dados e aplicativos rapidamente pela Internet. Esta camada é a que garante o bom funcionamento do serviço e permite que a plataforma seja utilizada na criação do sistema a ser implementado.

A infraestrutura pode ser instalada dentro da empresa, o que requer a implementação do hardware necessário para o processo e fora dele em fornecedores externos que podem ser localizados mesmo em outros países. Como a tecnologia funciona através da Internet, o provedor fornece todos os serviços remotamente, desde a infraestrutura até o aplicativo final utilizado na empresa.

A coordenação de toda essa atividade é de profissionais chamados arquitetos de infraestrutura, que organizam e executam as atividades de manutenção para que o serviço trabalhe com qualidade e eficiência.


Leia também: Nuvem pública, privada ou híbrida, qual é a melhor opção para sua empresa?

PaaS (Plataform as a servisse - Plataforma como serviço)

A segunda camada é PaaS, também chamada de Platform as a Service. Os desenvolvedores são os que mais usam essa camada, já que com base em IaaS eles criam as soluções e os recursos necessários para funções de armazenamento, organização de bancos de dados, escalabilidade e suporte de segurança, bem como para sistemas operacionais ou novas linguagens. de programação. Podemos dizer que os profissionais que trabalham com PaaS criam todo o sistema necessário para o funcionamento do Software. Essa união das duas primeiras camadas permite um acesso mais regular e estruturado à próxima camada, o SaaS.

SaaS (software as a servisse - Software como serviço)

A última e mais conhecida camada de Cloud Computing é o SaaS. Isso ocorre porque aplicativos bem divulgados, como o Gmail, o Google Drive, o Facebook, o Internet Banking do seu banco, a Netflix e muitos outros, são atribuídos a essa camada.

O SaaS funciona como um modelo de distribuição de software no qual um provedor de serviços hospeda os aplicativos e os fornece pela Internet sem precisar instalá-los diretamente nas máquinas dos clientes. Além disso, o SaaS permite que o funcionário da empresa acesse as informações e documentos do servidor corporativo remotamente, desde que tenha uma conexão com a Internet.

Todas essas camadas têm a mesma importância para a operação do Cloud Computing. Quando são utilizados em conjunto e de forma coerente, trazem diversos benefícios para a empresa, como aumento de produtividade, escalabilidade e flexibilidade, entre outros.

201 visualizações

Artigos por categoria

Receba nossa newsletter

Agradecemos sua inscrição!

LinkedIn
Facebook
YouTube
Feed RSS
Perfil oficial no Instagram
Promoção Bitdefender
Licenças Microsoft
Simples IP VoIP
bottom of page