top of page

Tendências em Infraestrutura de TI para ficar de olho - 2021

Atualizado: 16 de fev.


Tendências tecnológicas para 2021

Os métodos presenciais de gestão de TI estão ficando para trás. Em 2020, a crise sanitária fez ampliar as atividades à distância e, por consequência, os líderes precisaram urgentemente renovar suas rotinas. Isso ainda é um desafio que ficará maior em 2021, segundo pesquisa do IBGE.


Ela aponta que mais de 40% das empresas como um todo tiveram dificuldades em 2020 para manter processos funcionando e que 33,5% delas ainda têm. Assim, mudanças de infraestrutura em TI serão exigidas para acompanhar o momento atual. Confira agora as principais tendências em tecnologia da informação dentro das organizações para 2021.


Conectividade


O que é que funciona sem internet? Podemos dizer que praticamente nada. E muito menos os processos internos de uma empresa que busca modernidade, para se manter à frente da concorrência. Surge daí a alta demanda por conexões de qualidade, como o 5G.


O confinamento obrigatório que todos estamos passando forçou boa parte da população a integrar a vida real com a virtual. Uma prova disso é o avanço do e-commerce, que ampliou as vendas em 47% em 2020.


Então fica mais do que clara a demanda que as empresas que operam via internet terão de aumentar a sua capacidade de acesso aos sistemas internos. As conexões de qualidade superior serão providas, principalmente, pela tecnologia 5G, que promete se expandir no país em 2021.


Leia também: Os benefícios do backup em nuvem para empresas.


Infraestrutura baseada em nuvem


O trabalho remoto está em alta. Por causa das determinações governamentais, muitas empresas proibidas de funcionar localmente viram como única opção para se manter funcionando o cloud computing. Isso elimina a necessidade de Data Centers enormes, que ocupam espaço e exigem um custo considerável para se manterem.


Com a infraestrutura baseada em nuvem, os colaboradores têm, com total segurança, todas as ferramentas necessárias para o trabalho em casa. Assim, independentemente das futuras situações, a computação em nuvem é a opção perfeita para as organizações.


Big Data


É um grupo de dados inicialmente desestruturados que, após compilados por ferramentas de Business Intelligence, passam a ser úteis para fins de tomadas de decisão. Trata-se de uma quantidade extremamente grande de informações. Entretanto, traz para o gestor uma visão ampla dos processos organizacionais. A tendência para 2021 é que o Big Data seja utilizado por cada vez mais empresas, inclusive as de pequeno porte.


Inteligência artificial


Neste ano, o que veremos é um aumento expressivo do emprego da IA e do machine learning nas empresas, principalmente aquelas que desejam construir um relacionamento mais humanizado com os consumidores.


Os assistentes virtuais e chatbots ficarão mais inteligentes e capazes de “aprender” os comportamentos humanos e terão papel fundamental na fidelização de clientes. Grandes varejistas já estão utilizando essas ferramentas, criando personagens virtuais para interagir com clientes por meio de redes sociais.


Ainda é possível citar como grandes tendências o crescimento do nível de automação, a evolução da segurança de TI, a internet das coisas e, como um todo, a transformação digital das empresas.


Portanto, os profissionais de TI têm muito o que estudar para não ficarem defasados quanto ao conhecimento tecnológico e saberem como podem contribuir para o desenvolvimento da organização.

93 visualizações

Artigos por categoria

Receba nossa newsletter

Agradecemos sua inscrição!

LinkedIn
Facebook
YouTube
Feed RSS
Perfil oficial no Instagram
Promoção Bitdefender
Licenças Microsoft
Simples IP VoIP
bottom of page