top of page

Qual servidor escolher para uma rede com muitos Macs

Atualizado: 16 de fev. de 2023


servidores apple

Existem muitas empresas que necessitam de softwares robustos que exigem muito das máquinas em que está rodando, logo, usar sistemas operacionais estáveis que trabalham em perfeita sincronia com o hardware da máquina se faz necessário para tirar o maior proveito possível dos recursos de hardware disponíveis.


Em muitos casos os equipamentos da Apple são os escolhidos, principalmente por empresas que atuam com criação e edição de imagens, vídeos e áudios em alta resolução.

Mas nem tudo são flores, a maioria dessas empresas esbarram num problema clássico (além do valor a ser investido na compra das estações de trabalho), a incompatibilidade entre o sistema operacional da Apple e os demais sistemas do mercado, como Windows, por exemplo.


Essa incompatibilidade é causada pelo fato de o Mac OS usar um protocolo de compartilhamento nativo, o AFP (Apple File Protocol) e o Windows usar outro protocolo de compartilhamento nativo o SMB (Service Message Block).


A Apple até implantou o SMB em seu sistema operacional, porem a conectividade com os sistemas concorrentes não é boa.


Para acessar os recursos da rede com Servidor Microsoft Windows usando o Finder do seu Mac você deve usar a seguinte sintaxe: smb://usuario:senha@nomedoservidor. Porém você poderá enfrentar: Perda de conexão constante com o servidor e impressoras da rede e não conseguir visualizar, criar, editar e excluir arquivos e pastas da rede.

É possível que você consiga usar os recursos compartilhados entre os dois sistemas de forma pouco fluida, com muita instabilidade e até com perda de arquivos em casos mais graves.

A situação se agrava quando você decide implementar um servidor na sua rede. Sim, um servidor!


Qualquer empresa necessita de um servidor para centralizar não só os arquivos da empresa, mas também todos os outros recursos da rede, como impressoras, scanners, ERP e etc. E nesse momento chega uma dúvida: "Qual servidor preciso comprar para minha empresa sem gastar rios de dinheiro?".



Neste post falaremos sobre as principais soluções disponíveis para implementar na sua rede que está repleta de computadores com Mac OS.


Servidor Apple


Para ter um servidor Apple na sua empresa você pode adquirir um Xserve ou montar seu servidor de forma mais barata e personalizável, para isso você precisará basicamente de um computador com Mac OS X El Capitan ou superior com no mínimo 2GB de memória RAM e pelo menos 10GB de espaço disponível em disco. Bom, isso é o que a Apple diz, mas claro você é quem sabe da necessidade da sua empresa.


Se sua empresa tem um alto volume de arquivos para armazenar e compartilhar, naturalmente você precisará de uma máquina com mais espaço em disco, hoje em dia o mínimo recomendado para servidores são 1TB de espaço em disco e pelo menos 8GB de memória RAM. Pensando nisso, fica ao seu critério usar um Mac como servidor, usar Apple Mini para gerenciar um Storage ou adquirir um Mac Pro.


Tendo definido a configuração de hardware de acordo com a necessidade da sua empresa e adquirido a máquina, você ainda precisará comprar na Mac App Store o “macOS Server” que é relativamente barato.


O Mac OS Server possui mais alguns recursos básicos necessários a qualquer servidor além de compartilhamento de arquivos, são eles:


  • Caching

  • Calendário

  • Contatos

  • Mail

  • Mensagens

  • Gerenciador de Perfis

  • Time Machine

  • VPN

  • Sites

  • Wiki

  • Xcode

  • DHCP Server

  • DNS Server

  • FTP Serber

  • NetInstall

  • Open Directory

  • Atualização de Software

  • Xsan


Depois de instalar e configurar o seu servidor Apple, agora você conseguirá compartilhar com estabilidade os principais recursos da sua rede com as estações de trabalho com Mac OS X ou posterior, tendo em mãos todo o gerenciamento dos dispositivos Mac e podendo aplicar permissões de acesso as pastas compartilhadas assim como no Windows Server, por exemplo.


Mas... Se você também possui máquinas com o sistema operacional Microsoft Windows em seu escritório você poderá ter problemas em acessar os recursos compartilhados pelo seu Apple Server pelos motivos mencionados anteriormente e a solução é buscar no mercado alguma aplicação que faça interface entre os dois sistemas e melhore ou resolva o acesso do Windows aos arquivos e recursos hospedados no Apple Server.


Servidor Linux


Tendo pouco dinheiro ou disposição para investir em um servidor Apple, você deve ter imaginado que implantar um servidor com alguma distribuição Linux na sua rede seria uma boa ideia, já que Mac OS e Linux são sistemas baseados em Unix.

Mas para sua decepção, informamos que distribuições Linux usam o protocolo SMB para compartilhamento de arquivos e você poderá encontrar no Linux os mesmos problemas de incompatibilidade que no Windows. E não, ainda não é possível instalar no Linux um pacote com o protocolo AFP, pois o AFP é um protocolo desenvolvido pela Apple exclusivamente para sistemas Apple.



Servidor Windows


Você já desistiu de implantar um servidor Apple devido ao custo e se decepcionou com o fato de o Linux usar o mesmo protocolo SMB que o Windows, sobrou para você o bom e velho (nem tão velho assim) Windows Server.

Mas aí você vai imaginar que os benditos problemas de incompatibilidade estarão presentes também no Windows Server, e sim, os problemas de incompatibilidade entre o sistema da Apple e o sistema da Microsoft irão dar as caras também.


Porém aqui temos uma solução realmente funcional para o problema com o compartilhamento de recursos da sua rede.

Usando o Microsoft Windows Server você terá todos os arquivos e impressoras da sua rede disponíveis via protocolo SMB e usando um programa chamado Acronis File Connect você terá também os mesmos arquivos e impressoras disponíveis para Mac via protocolo AFP.

O Acronis File Connect não é uma gambiarra e sim um AFP Server que você pode instalar no servidor Windows e compartilhar os recursos da sua rede usando o protocolo AFP, resolvendo o problema de incompatibilidade entre os sistemas operacionais Apple e Windows. Todas as permissões de acesso que você configurou no Active Directory serão mantidas pelo File Connect deixando sua rede flexível para você conectar máquinas com Windows, Linux ou Mac OS sem instabilidades e perda de arquivos.


Se o parque de máquinas da sua empresa é composto apenas por estações de trabalho com Mac OS, realmente vale o investimento em um servidor Apple, mas você precisa contar com profissionais gabaritados para lhe auxiliar a escolher o hardware e configurar o sistema em sua rede.

E se sua rede possui mais estações de trabalho com Windows, realmente vale o investimento em um Windows Server e também em um programa AFP Server. E claro, você precisará de um profissional especializado para prestar consultoria na aquisição do servidor e configuração do AFP Server.


Em qualquer caso, você pode contar com o time de profissionais da ICMP Consultoria em TI para lhe auxiliar desde o planejamento da sua rede, passando pela implantação do projeto e indo até o suporte da sua infraestrutura de TI. Conte com os melhores, conte conosco!

Artigos por categoria

Receba nossa newsletter

Agradecemos sua inscrição!

Promoção Bitdefender
Licenças Microsoft
Simples IP VoIP
bottom of page