top of page

O que é e como funciona a SD-WAN?

Atualizado: 16 de fev. de 2023


A SD-WAN é uma abordagem definida por software (software-defined) para gerenciar uma WAN (wide-area network, rede de longa distância).

As vantagens principais incluem:


  • Redução de custos com autonomia de transporte entre MPLS, 3G/4G LTE etc.

  • Melhoria do desempenho do aplicativo corporativo e aumento da agilidade.

  • Otimização da experiência do usuário e eficiência para SaaS e aplicações de nuvem pública.

  • Simplificação das operações com automação e gerenciamento baseado em nuvem.

A WAN definida por software (SD-WAN) simplifica o sistema de rede da filial e otimiza o desempenho dos aplicativos pela Internet e pela rede remota híbrida. A SD-WAN tem sua origem no sistema de rede definido por software (SDN, pela sigla em inglês), que separa os serviços de software de rede do hardware subjacente.



A função da WAN tradicional era conectar os usuários na filial ou no campus a aplicativos hospedados em servidores no data center. Normalmente, os circuitos MPLS dedicados eram usados para ajudar a garantir conectividade segura e confiável. Isso não funciona mais em um mundo baseado em nuvem.

Ao contrário da WAN tradicional, a SD-WAN proporciona maior agilidade e redução de custos. O balanceamento definido por software tem suas raízes na rede definida por software (SDN), o princípio é trazer para o hardware de rede e de transporte características das aplicações que utilizam a rede.

Da mesma maneira que a virtualização de servidores, funciona os servidores virtuais lógicos que rodam no hardware. A virtualização de WAN é uma conexão WAN (para internet ou entre filiais) que usa várias tecnologias (como ADSL, MPLS, 3G/4G) ao mesmo tempo, como se fosse uma, criando um túnel.

Os tempos mudaram. À medida que as empresas correm para adotar o uso de aplicativos SaaS/IaaS em várias nuvens, a TI está percebendo que a experiência do aplicativo do usuário é ruim. Isso ocorre porque as redes WAN projetadas para uma época diferente não estão prontas para o aumento sem precedentes do tráfego da WAN gerada pela adoção da nuvem. Esse tráfego causa complexidade de gerenciamento, imprevisibilidade de desempenho de aplicativos e vulnerabilidade de dados.

Além disso, abrir a empresa para a Internet e a nuvem expõe os principais problemas de ameaça e conformidade. É extremamente desafiador proteger os ativos críticos de uma empresa, quando os aplicativos são acessados por uma força de trabalho diversificada, cujo acesso da função varia de funcionário para parceiro, contratado, fornecedor e convidado. A ativação da banda larga na WAN torna os requisitos de segurança mais significativos, criando desafios para a TI no balanceamento da experiência, segurança e complexidade do usuário.



SD-WAN é capaz de monitorar a saúde e a qualidade da WAN, possibilitando a tomada de decisões inteligentes com base no fluxo de tráfego de aplicativos. Este arranjo tem vários benefícios importantes:

  • Serviços em tempo real, como VoIP e vídeo, podem ser feitas sem latência.

  • Failover inteligente, garantindo a confiabilidade mesmo quando um link WAN falhar.

  • Conectividade WAN pode ser adicionada, sempre que for necessária mais agilidade.


O melhor de tudo, uma vez configurado, todo o tráfego é gerenciado automaticamente pelas regras de software definido definidas no dispositivo – não é necessária mais nenhuma interação humana.


O mercado de SD-WAN está em alta velocidade. O conceito é sólido e os benefícios são reais. Existem, de fato, muito poucas situações de WAN que não se beneficiariam muito dessa tecnologia. No entanto, toda a SD-WAN não é a mesma. Há vários caminhos que você escolhe ao se empenhar para levar sua rede existente, em execução e confiável para uma nova e moderna.

A principal proposição de valor para a SD-WAN é centrada no alto custo da WAN tradicional. Como a internet cresceu, tornou-se mais fácil (e mais barato) obter circuitos de internet de banda larga em qualquer lugar. O MPLS tem sido a forma dominante de WAN empresarial nas últimas décadas, mas finalmente tem um concorrente muito viável no SD-WAN.


Os circuitos MPLS fornecem uma rede dedicada que é completamente distinta de qualquer outra rede. Cada conexão remota tem um circuito de tamanho específico entregue a eles, para que você saiba exatamente quanto de largura de banda você recebe em cada site, se algum local precisa acessar "a Internet", isso é feito rotineiramente por meio de um escritório central que possui grandes canais para a Internet e vários mecanismos de segurança para filtrá-lo.

Dois grandes problemas surgiram:

  • Todo o tráfego de internet dos sites das agências está usando esses MPLS preciosos e caros em duas direções. Isso é seguro e ao mesmo tempo um desperdício de recursos.

  • O uso da Internet está aumentando rapidamente, juntamente com a natureza crítica dos negócios, com vários recursos SaaS ou IaaS que agora são usados por toda a empresa.


A SD-WAN agora oferece uma opção confiável para ativar uma WAN "híbrida" segura. O híbrido é uma referência de como a SD-WAN está aqui para aumentar, não necessariamente substituir os dispendiosos circuitos MPLS por uma internet banda larga mais barata.

Quando o SD-WAN é feito corretamente, ele deve oferecer uma capacidade simplificada de rotear o tráfego corporativo de maneira segura, com uma qualidade consistente de experiência que seja tão boa ou melhor do que está sendo feito agora.

Se você está considerando uma solução SD-WAN, existem algumas excelentes opções no mercado, mas é preciso conhecimento para fazer a escolha certa. Conte com uma empresa que entende de infraestrutura de redes para lhe prestar consultoria especializada de TI e auxiliar você a encontrar a melhor opção para sua empresa, conte com nosso time!

Artigos por categoria

Receba nossa newsletter

Agradecemos sua inscrição!

Promoção Bitdefender
Licenças Microsoft
Simples IP VoIP
bottom of page