top of page

Saiba como funciona o licenciamento de produtos Microsoft

Atualizado: 17 de abr. de 2020



Licenciamento de produtos Microsoft


Se as estações de trabalho na sua organização estão em rede, é provável que você dependa de software para servidores em rede para realizar determinadas funções, como compartilhamento de arquivo e impressão.


Para acessar esse software para servidores legalmente, uma CAL (licença de acesso para cliente) poderá ser requerida. Uma CAL não é um produto de software. Em vez disso, ela é uma licença que concede a um usuário o direito de acessar os serviços do servidor.

Da mesma maneira, se você gerencia os dispositivos da sua rede pelo uso de software de gerenciamento, como o Microsoft System Center, talvez seja necessária uma ML (Licença de gerenciamento) para o dispositivo que está sendo gerenciado.

Visão geral

O licenciamento de software com CALs e MLs pode ser complicado devido à natureza técnica dos produtos para servidores e redes. A Microsoft oferece uma CAL baseada em dispositivo (CAL do dispositivo) ou uma CAL baseada em usuário (CAL do usuário) para compra. Além disso uma licença EC (External Connector) é oferecida para alguns produtos, como uma opção para lidar com cenários de cliente específicos.

Para o gerenciamento de dispositivos, a Microsoft oferece MLs de servidor para gerenciamento de OSEs (ambientes de sistema operacional) de servidor. Para o gerenciamento de dispositivos que não sejam de servidor, a Microsoft oferece MLs de Cliente de OSE e MLs de Cliente do usuário.

Esta visão geral é apenas para fins de referência. Antes de comprar, você deve visitar a seção "Como comprar" de cada produto e consultar seu representante da Microsoft ou revendedor local com relação às suas necessidades específicas de licenciamento.

CALs do usuário

Com a CAL do usuário, você compra uma CAL para cada usuário que acessa o servidor para usar serviços como armazenamento de arquivo ou impressão, independentemente do número de dispositivos que eles usam para esse acesso.


A compra de uma CAL do usuário terá mais sentido se os funcionários da sua empresa precisarem de acesso em roaming à rede corporativa pelo uso de vários dispositivos ou de dispositivos desconhecidos, ou se você simplesmente tiver mais dispositivos que usuários em sua organização.

Licença de acesso para cliente baseada no usuário


licenciamento Microsoft por usuário

CALs do dispositivo

Com uma CAL do dispositivo, você compra uma CAL para cada dispositivo que acessa seu servidor, independentemente do número de pessoa que usam esse dispositivo para acessar o servidor. As CALs do dispositivo podem ter maior sentido econômico e administrativo se sua empresa tem trabalhadores que compartilham dispositivos, por exemplo, em diferentes turnos de trabalho.

Licença de acesso para cliente baseada no dispositivo


licenciamento Microsoft por equipamento

External Connectors

Se desejar que usuários externos (como parceiros de negócio, prestadores de serviço externos ou clientes) possam acessar a sua rede, você tem duas opções de licenciamento:

  • Adquirir CALs para cada um de seus usuários externos.

  • Adquirir licenças EC (External Connector) para cada servidor que será acessado por seus usuários externos.

Licenciamento External Connector


licenciamento external connector

Um usuário externo é uma pessoa que não tem acesso de nível de funcionário à rede da sua empresa ou de suas afiliadas nem é alguém para quem você forneça serviços hospedados. Uma licença EC atribuída a um servidor permite o acesso por qualquer número de usuários externos, contanto que o acesso seja para o benefício do licenciado e não do usuário externo.


Cada servidor físico acessado por usuários externos requer apenas uma licença EC, independentemente do número de instâncias de software em execução. Uma "instância" é uma cópia de software instalada.

O direito de executar instâncias do software para servidores é licenciado separadamente. A EC, assim como a CAL, simplesmente permite o acesso. A decisão sobre adquirir CALs ou uma EC para usuários externos é primariamente financeira.

Licenciamento de servidor que não requer CALs

Alguns produtos para servidores estão disponíveis para serem licenciados "por núcleo" ou "por instância".


Licenciamento por núcleo

No modelo Por núcleo, quando o software para servidores está em execução no OSE físico, você deve licenciar todos os núcleos físicos do servidor. Para determinar o número de licenças de núcleo que você precisa, conte o número total de núcleos físicos de cada processador no servidor e, em seguida, multiplique esse número pelo fator de núcleo apropriado. Você não precisa comprar CALs adicionais.

Software licenciado por núcleo


licenciamento Microsoft por núcleo de processador

Licenciamento Specialty Server

As Specialty Servers são licenças somente para servidores que geralmente não requerem CALs. As Specialty Servers requerem uma licença de servidor para cada instância do software para servidores em execução em um servidor. Você pode executar a instância em um ambiente de sistema operacional físico ou virtual. Como exceção, alguns produtos fornecem direitos de uso mais específicos.


licenciamento specialty server

Exemplos de licenciamento Specialty Server incluem o Windows Server Essentials e o Forefront Identity Manager – Windows Live Edition.

Licenciamento Management Server

No modelo de licenciamento Management Server, você deve adquirir e atribuir o número exigido de MLs da categoria (servidor e/ou cliente) e do tipo (OSE e/ou Usuário) apropriados para o dispositivo no qual os OSEs devem ser gerenciados. Os direitos de executar o software para servidores de gerenciamento estão incluídos com a ML, portanto você não precisa adquirir licenças separadas para o software para servidores de gerenciamento.

O gerenciamento de OSEs de servidor requer MLs de Servidor (apenas o tipo OSE é oferecido), enquanto que o gerenciamento de OSEs que não sejam de servidor requer MLs de Cliente (os tipos OSE/Usuário são oferecidos).

Software licenciado por ML


Licenciamento Management Server

Para obter uma lista de produtos de servidor da Microsoft e as CALs ou MLs aplicáveis, consulte a Guia de CALs e MLs de produto disponível na pagina oficial da Microsoft.

CAL e MLs

A tabela a seguir fornece informações sobre uma variedade de produtos de servidor da Microsoft e as CALs (licenças de acesso para cliente) para esses produtos.

Você também pode encontrar informações de licenciamento atualizadas para produtos específicos na Pesquisa do licenciamento de produto.


CALs e MLs

As CAL Suites do Microsoft Server consiste em duas ofertas:

  • Microsoft Core CAL Suite: Fornece seis tecnologias inovadoras da Microsoft que podem ser usadas para estabelecer uma estrutura sólida de TI e proporciona os recursos essenciais que todo usuário precisa.

  • Microsoft Enterprise CAL Suite: Oferece o futuro da produtividade com 12 dentre os produtos mais recentes no que diz respeito à conformidade, colaboração em tempo real, segurança, comunicação, gerenciamento de área de trabalho e muito mais.

Direitos de licenciamento CAL Suite

Uma CAL (licença de acesso para cliente) Suite é uma licença única que fornece direitos de uso que são equivalentes a licenças múltiplas. Assim como outras CALs, as CAL Suites podem ser licenciadas por usuário ou por dispositivo. As CAL Suites simplificam o licenciamento e o controle por meio da redução do número de licenças necessárias para acessar os servidores da Microsoft.


As CAL Suites também podem oferecer preço mais atrativo que o licenciamento de componentes equivalentes individualmente. Entretanto, como um pacote é uma licença única (a soma de CALs individuais), as CAL Suites não podem ser divididas entre vários usuários ou dispositivos. Cada CAL Suite é atribuída somente a um usuário ou dispositivo.

Há dois tipos de CAL Suites da Microsoft:

  • Microsoft Core CAL Suite

  • Microsoft Enterprise CAL Suite, que inclui todas as funcionalidades da Microsoft Core CAL Suite

Tecnologias da Microsoft CAL Suite

As CAL Suites da Microsoft incluem licenças nos conjuntos de tecnologia de infraestrutura de núcleo e produtividade da Microsoft.



Para obter mais informações sobre o licenciamento da Microsoft CAL Suite, consulte Licenciamento de Core CAL Suite e Enterprise CAL Suite.

As CAL Suites da Microsoft oferecem direitos de software a um subconjunto do portfólio da Microsoft de produtos baseados em servidor. Você ainda deve comprar licenças de software adicionais fora das CAL Suites, como uma licença de servidor para combinar com cada componente que acompanha a CAL Suite e os pré-requisitos de software apropriados, como o Microsoft SQL Server.

Provisionamento de Serviços online incluídos com a Enterprise CAL Suite

Uma licença para a Enterprise CAL Suite com cobertura do Software Assurance ativa inclui os direitos ao Arquivamento do Exchange Online para Exchange Server, Prevenção contra perda de dados e Proteção do Exchange Online.

Para começar a usar esses serviços, entre em contato com seu Parceiro da Microsoft, que poderá dar início ao processo de provisionamento necessário para ativar cada serviço.

Tipos de licenças de software nas CAL Suites

As CAL Suites podem fornecer direitos de uso de software equivalentes a licenças e que não são especificamente designados como Licenças de acesso para cliente. Por exemplo, as CAL Suites fornecem direitos a produtos de gerenciamento de dispositivos do Microsoft System Center, que são cobertos por licenças do Gerenciamento de Clientes.

Em todos os casos, com uma CAL Suite, seus direitos de uso relacionados a um produto ou serviço online específico são os mesmos que seriam se o componente fosse licenciado separadamente. A única exceção é que as opções por usuário e por dispositivo estão disponíveis nas CAL Suites, mesmo que essas opções não estejam disponíveis fora do pacote.


Por exemplo, o licenciamento por usuário do Microsoft System Center Configuration Manager está disponível como parte da Core CAL Suite e da Enterprise CAL Suite, ainda que o Microsoft System Center Configuration Manager seja oferecido individualmente com uma licença de gerenciamento de cliente por sistema operacional.

Direitos de atualização e Direitos de uso de versão

Como as CAL Suites fornecem licenças para produtos que são lançados de maneira independente, as CAL Suites não têm designações de versão. As CAL Suites são oferecidas somente com a cobertura do Software Assurance e, portanto, fornecem o direito de usar a versão mais recente de cada produto no pacote.


Se a cobertura do Software Assurance terminar e você estiver investido com direitos perpétuos, os direitos de uso serão determinados pela versão mais recente dos produtos que estava em vigor antes do fim da cobertura. Os direitos para os serviços online terminam com o fim da cobertura do Software Assurance, independentemente de se a CAL Suite é perpétua.

Atualização da Core CAL Suite para a Enterprise CAL Suite

Você pode decidir licenciar a Enterprise CAL Suite inicialmente ou como um Step-up da licença da Core CAL Suite. Com a Enterprise CAL Suite, você obtém licenças para os componentes da Core CAL Suite e outros componentes que são exclusivos à Enterprise CAL Suite.


Quando você licencia a Enterprise CAL Suite, não é necessário manter uma Core CAL Suite separada. Isso é diferente do licenciamento dos mesmos produtos com licenças individuais.


CAL Suite Bridges

As CAL (licença de acesso para cliente) Suite Bridges da Microsoft são usadas quando você está mudando de uma CAL Suite (local) para uma combinação comparável de Produto e Serviço online. Sendo assim, as Suite Bridges são compostas das cargas de trabalho de CAL Suite que não estão incluídas no Office 365 ou Enterprise Mobility + Security.


As CAL Suite Bridges permite que clientes de CAL Suites existentes retenham o acesso atual a essas cargas de trabalho de CAL Suite que não são licenciadas por meio do serviço online correspondente.


CAL Suite Bridges

Benefícios das CAL Suite Bridges

  • Reter direitos de acesso locais. Os clientes de CAL Suite (Core CAL Suite e Enterprise CAL Suite) atuais retêm os direitos de acesso às cargas de trabalho de CAL Suite que não estão incluídos nos serviços online do Office 365 ou Enterprise Mobility + Security correspondentes.

  • Satisfazer o compromisso de toda a empresa. As CAL Suite Bridges satisfazem o requisito de Core CAL Suite e Enterprise CAL Suite de toda a empresa quando emparelhadas com os Online Services empresariais.

  • Reter descontos corporativos. Com as CAL Suite Bridges, você recebe descontos corporativos e para plataforma desktop a um nível comparável com o do pacote que está sendo substituído.

Estrutura das CAL Suite Bridges

As CAL Suite Bridges espelham a estrutura das CAL Suites da Microsoft existentes. Especificamente, as CAL Suite Bridges:

  • Estão disponíveis somente como assinatura.

  • São licenciadas por usuário.

  • São produtos empresariais e recebem descontos corporativos e descontos para plataforma desktop.

Para obter mais informações sobre o mecanismo de licença das CAL Suites da Microsoft, consulte Guia das CAL Suites.

Composição das CAL Suite Bridges

A composição das CAL Suite Bridges varia de acordo com o tipo de serviço online da Microsoft desejado. Há três grupos de CAL Suite Bridges:

  • CAL Suite Bridges para Office 365

  • CAL Suite Bridges para Office 365 e Enterprise Mobility + Security

  • CAL Suite Bridges para Enterprise Mobility + Security

A Visão geral sobre Client Access License Suite Bridges fornece uma lista detalhada dos produtos que estão incluídos com cada licença de CAL Suite Bridge.

Como comprar as CAL Suite Bridges

As CAL Suite Bridges são usadas quando você está mudando de uma CAL Suite para um Online Service comparável. Uma CAL Suite Bridge pode ser licenciada somente em conjunto com o respectivo Online Service qualificado.


Controle de licenciamento

Gerenciamento de Licenças de Volume implantadas

O SAM (Gerenciamento de Ativos de Software) é um processo corporativo vital que oferece um sistema para gerenciamento e otimização eficazes dos ativos de TI da sua organização. A implementação de práticas de SAM ajuda a proteger seus investimentos em software, reconhecer o que você tem, o local em que eles estão sendo executados e se sua organização está usando os recursos de maneira eficiente.

O SAM pode ajudá-lo a:

  • Controlar custos e riscos corporativos para alcançar uma posição financeira mais forte e saudável.

  • Otimizar investimentos existentes, para que você possa fazer mais com o que já tem.

  • Crescer de acordo com as necessidades também crescentes de tamanho e maturidade, por meio de maior flexibilidade e agilidade.

Diretrizes para o Rastreador de uso de software – usuários do MAP Toolkit

O MAP (Microsoft Assessment and Planning Toolkit) apresenta uma funcionalidade baseada em TI chamada Rastreador de uso de software, que fornece relatórios de uso para os seguintes produtos para servidores: Windows Server, Microsoft Exchange Server, Microsoft SQL Server, Microsoft SharePoint Server e Microsoft System Center Configuration Manager.

Essa funcionalidade automatizada relacionada a gerenciamento de ativo software é projetada para ser usada por clientes do Licenciamento por Volume da Microsoft. Saiba mais sobre o MAP Toolkit.

Os relatórios do Rastreador de uso de software fornecem uma exibição do uso real do servidor. Essa informação é valiosa para comparar com suas CALs compradas. Ela também é útil para a adequação ("true-up") de licenciamento e discussões sobre a renovação de contratos de licenciamento.

A ICMP Consultoria em TI é parceira da Microsoft e está preparada para auxiliar sua empresa na aquisição correta de licenciamento de produtos Microsoft. Conte com o nosso time sempre que precisar.

1.188 visualizações

Artigos por categoria

Receba nossa newsletter

Agradecemos sua inscrição!

Promoção Bitdefender
Licenças Microsoft
Simples IP VoIP
bottom of page