Atualmente é muito fácil encontrar produtos para gerenciamento de dispositivos Windows para empresas de todos os tamanhos, por outro lado, o atual mercado de gerenciamento para ambientes com Macs está um pouco desordenado, particularmente para pequenas e médias empresas (PMEs).
Avaliar e adquirir software comercial de gerenciamento de Mac é o primeiro obstáculo, um pequeno empresário ou generalista de TI que espera encontrar soluções prospectivas, geralmente encontra produtos complexos para implantar, configurar e proteger. A experiência do usuário com esses produtos é tão pouco intuitiva que os fornecedores exigem treinamento no local para colocar suas plataformas em funcionamento em um estado satisfatório.
As ferramentas para gerenciar e proteger efetivamente os dispositivos Apple não são comuns, hoje em dia existem ferramentas de código aberto de baixo custo disponíveis, no entanto, ter o nível de especialização necessário para aproveitar todo o seu potencial é a exceção, não a regra, na maioria dos departamentos de TI de pequenas empresas, consequentemente, muitas empresas acabam não gerenciando seus Macs.
Pensando nisso uma empresa dos EUA chamada de Fleetsmith lançou há poucos anos uma ferramenta eficaz para o gerenciamento de Macs para PMEs.
Democratizando o gerenciamento Fleet do Mac
Zack Blum (CEO da Fleetsmith) e sua equipe criaram uma resposta para o problema com o gerenciamento de Macs e o chamaram de Fleetsmith. Eles projetaram a oferta de software como serviço (SaaS) para pequenas empresas cuja o parque de maquinas Macs equivale a 50 máquinas ou mais, um "ponto de inflexão" em que se torna impraticável inventariar e gerenciar com planilhas todos os dispositivos. A ferramenta é tão simples de usar quanto o G Suite do Google, ou como era conhecido anteriormente e mais conhecido, o Google Apps.
O Fleetsmith permite que você faça login instantaneamente com o Google em apenas alguns cliques, graças a isso a primeira base de clientes da empresa é quase unânime do G Suite (Google Apps), e a integração permite que pequenas empresas importem usuários do G Suite com um único clique.
Esse recurso de economia de tempo prepara o terreno para uma experiência de administração de dispositivos centralizada intuitiva e simplificada, começando com uma tela de aprovação de dispositivo que lista quais máquinas ainda precisam ser colocadas sob gerenciamento.
Novamente, com um único clique, Fleetsmith envia um e-mail para usuários não gerenciados com instruções simples para instalar o agente de software da plataforma em seus Macs. Após um processo de instalação rápido e automatizado, os administradores de TI de pequenas e médias empresas podem começar a controlar os sistemas de seus usuários.
Leia também: Mapeando uma unidade de rede no Mac
Impondo atualizações e implementando segurança
Continuando a obsessão de Fleetsmith em simplificar a gestão de Mac, a empresa ajuda as pequenas e médias empresas a garantir que seus funcionários tenham as versões adequadas e atualizadas dos aplicativos e ferramentas de software em que confiam.
Em vez de gastar incontáveis horas rastreando as últimas atualizações de ferramentas populares como Dropbox, Google Drive e Slack - e depois testando, reempacotando os instaladores e implantando o novo software nos Macs dos usuários - a Fleetsmith cuida disso. A plataforma automatiza todo o trabalho manual, a plataforma garante que o software seja instalado em todas as máquinas.
Da mesma forma, os administradores podem se certificar de que os funcionários não adiarão as atualizações críticas indefinidamente, aplicando as atualizações em um determinado prazo. Para garantir que os funcionários não sejam pegos despreparados, o Fleetsmith oferece tempo e notificações suficientes para que os usuários se preparem com antecedência para as atualizações.
Na frente de segurança, você pode usar o software para garantir que os funcionários tenham seus firewalls e a criptografia de disco ativada. Além disso, os administradores podem criar perfis ou tipos de modelos para seus vários tipos de usuários.
Os perfis de usuários podem cobrir certos departamentos e funções. Por exemplo, as empresas podem especificar que os funcionários que têm acesso a dados de recursos humanos ou às informações bancárias de uma empresa estão trabalhando em Macs “completamente” seguros.
Deseja confirmar se a criptografia de disco foi ativada ou se um firewall está mantendo o tráfego de rede ruim na baía? Um inventário detalhado permite que você faça drill down em um Mac específico e veja seu status e versão do sistema operacional - ou até mesmo veja se a bateria precisa ser substituída.
Fleetsmith está atualmente disponível em todos os países, já que é um software em nuvem, porém não há uma versão em português disponível.
Se você se sente confortável em adquirir e implantar essa solução, aproveite os baixos preços da plataforma e faça você mesmo, porem se não se sentir seguro para isso, você pode contar com o time da ICMP Consultoria em TI para lhe auxiliar na aquisição, implantação e suporte da ferramenta.