23 de jun de 20212 min

Vantagens dos servidores on-premise

Atualizado: 16 de fev de 2023

Uma das maiores novidades que a tecnologia da informação trouxe nas últimas décadas é a infraestrutura das redes. Nos primórdios, a única maneira de trabalhar com uma grande quantidade de dados era usando um conjunto físico com servidores e equipamentos locais.

Mas conforme o tempo foi avançando, foram acontecendo mudanças importantes. Atualmente, as empresas já podem contar com certas ferramentas na nuvem. Máquinas convencionais, servidores virtualizados, sistemas operacionais, aplicativos e mais algumas ferramentas estão disponíveis como serviços on-line.

Mas um fato que não se pode ignorar é que muitas empresas ainda tiram proveito do método on premise. Esse nome designa a presença física de servidores e toda a disposição necessária da forma tradicional: em um data center no local de trabalho.

Existem características diferentes e vantagens dessa técnica em relação ao cloud computing. É o que você vai conferir a partir de agora.

Características do on-premise

A mais óbvia é que o on-premise exige a figura de servidores e seus aparatos. Eles precisam de um local especial com refrigeração, nobreaks para evitar danos em caso de picos de energia e pessoal especializado para realizar as manutenções que são indispensáveis.

Também é preciso considerar a questão dos investimentos. O uso dos sistemas físicos normalmente traz um custo com hardware, sistemas operacionais e outras licenças. Mas depois disso são necessárias apenas as manutenções, não demandando despesas recorrentes, como é quando se opta pelo cloud.

Os servidores on-premise garantem uma alta disponibilidade dos dados, já que estão próximos. Basta apenas o bom funcionamento da rede, que a própria equipe de TI pode providenciar.

A segurança das informações também é um ponto positivo quando se tem os servidores presentes. Os backups ficam protegidos e prontos para consulta a qualquer momento, independentemente de conexão à internet. Assim, o sequestro de dados fica mais difícil.

Leia também: Como escolher um servidor para sua pequena empresa.

Vantagens dos servidores físicos

Os benefícios do on-premise são vários. Veja:

Responsabilidade

Enquanto seus servidores estiverem com você, dentro da sua empresa, eles estão na sua responsabilidade. Isso é positivo porque, quando você opta por servidores em cloud, seus dados vão para a internet, mesmo que em servidores virtuais. Se por algum motivo houver indisponibilidade de conexão, você não tem acesso a eles.

Customização

Boa parte dos softwares e sistemas operacionais, como a família Windows Server, têm opções de personalização, já que foram efetivamente comprados. Além deles, o hardware também pode ser modificado de acordo com a necessidade da empresa a qualquer momento, adicionando espaço em disco e memória RAM, por exemplo.

Produto em vez de serviço

Quem opta pelo método on-premise adquire um produto. Investindo, o servidor é seu e você o utiliza como achar melhor. O cloud exige que você pague por um serviço, contratando um provedor e pagando mensalmente, criando uma despesa recorrente.

As opções tradicionais para processamento de dados trazem ainda outros benefícios. Porém, tentar implantar servidores às cegas não é recomendável. Você pode acabar investindo em algo que não entrega o que sua organização precisa. Para não correr este risco, conte com nossa consultoria de TI para te ajudar. Fale com um de nossos consultores.

    302